domingo, 1 de novembro de 2009

Vertentes da Música eletrônica



O Psy Trance é uma das principais vertentes da música eletrônica que emergiu no ínicio do década de 1990. O genêro é caracterizadopelo tempo entre 130 a 160 bpm(batidas por minuto). Em geral a maioria das cançõs são calmas e de efeito lento e constante na energia da alma e no estado de pensamento. A tradução literal do termo TRANCE para o português é transe, características que levam o ouvinte a um estado de transe, d libertação espiritual quando o ouve.
O Trance psicodélico
é uma forma de música eletrônica desenvolvida no fim do ano de 1980 em Israel a partir do Goa trance (da Índia, Goa). Esse estilo tem uma batida rápida, entre 138 a 170 bpm. O trance psicodélico é frequentemente tocado em festivais ao ar livre, (longe de grandes centros urbanos), que podm durar vários dias, com a música tocando 24 horas por dia.

O Progressive vertente mais calma, lenta e extremamente lisérgica do psy-trance, construida geralmente entre 130 e 140 bpm. A oscilação é deixada de lado, o som é mais constante, retilínio e crescente. Ou chegara um estado meditativona dança. É o som tipíco de fim de tarde no qual, depois do Dark Full On, é muito aceito para descansar o corpo e a mente. Tem um Kick bem leve e um baixo bem grooveado, passando por diversos tons qu empolgam seu ritmo dançante.

O Full On é a vertente mais pesada e rápida do Psy Trance. Sueus baixos são corridos com muitas variações de tons, sinttizados ao extremo e por uma grande oscilação entr momentos d euforia total e melodias bem trabalhadas, gralmente construidas entre 142 a 150 bpms. É sem dúvida um som que tem um apelo dançante. É extrovertido e convidativo á exprssão corporal da dança. Seus elementos vão entrando, cada um em seu tempo, até que a música exche, e então explode. O Full On se divid em:

Morning: sub-vertente que é mais comum no periodo da manhã nas festas, com melodias mas melódicas. A maior part dos "mornings" vem de Israel.

High Tech:
sub-vertente comum no começo de tarde das festas, é drivado do morning, e tem mais efeitos eletrônicos. Os maiors produtores do "High Tech" são Israelenses.

Night:
sub-vertente que se destaca pelo mix de elementos do Dark Trance( som sério, batidas pesadas, sintetizadores sombrios), com um ritmo mais acelerado, poucas melodias e é mais dançantes. O projeto mais conhecido de Night, embora muitos o considerem "dark" é o Shift.

Groove: sub-vertente mais séria, tem como principal idealizador projeto francês Talamasca, é bem aceita em qualquer horário, principalmente a tarde. Ultiliza um sintetizador, explosões, linhas de baixo mais incorporadas e pasadas.

O Goa
começou no final da década de 1980, foi incorporada a tradicional música eletrônica, elementos da sonoridade oriental, bem como ritmos menos industriais. Informações rítmicas tribais e étnicas também foram incorporadas, resultando assim uma música mais orgânica, mais facilmente assimilável, que estimulava não só estados próximos ao transe místico( associados aos mantras indianos por exemplo), mais também uma maior harmonia com os ambientes naturais e ao ar livre.

Fonte:
http://www.google.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário